sexta-feira, 19 de julho de 2013

Transplante ósseo garante qualidade de vida


Um doador-cadáver de tecido ósseo beneficia cerca de 100 pessoas nas áreas de ortopedia e odontologia

Aborda-se muito sobre transplante de medula, rins, coração, córnea, mas o transplante ósseo ainda é tido como algo incomum. Engano de quem pensa que não há importância, já que a fila de espera possui um grande número de pacientes.

Radiografia do transplante de tecido ósseo que utilizou 112 gramas de uma região do fêmur pertencente a um doador-cadáver Foto: Divulgação
Segundo o traumatologista-ortopedista Robson Alves, especialista em patologias do quadril, a maioria das cirurgias de transplantes na ortopedia correspondem a revisões de próteses de quadril (cirurgias de troca de prótese articular, de tumores ósseos) e revisões de prótese de joelho.

"A realização de transplante ósseo é destinada aos casos em que existe cavidade dentro do osso em áreas de função relevante, sobretudo se forem importantes para o suporte de peso. Essa cavidade acontece quando uma prótese prévia demonstra soltura e, apesar disso, não é acompanhada anualmente pelo médico", descreve o também presidente da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Regional Norte- Nordeste.